Em reunião realizada nesta quarta-feira (16), em Brasília, o ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, afirmou ao presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Álvaro Porto (PSDB), que o projeto da Escola de Sargentos do Exército, prevista para o estado, já está finalizado e pronto para ser executado. A unidade será instalada nos municípios de Paudalho e Araçoiaba, com previsão de início das obras ainda em 2025.
Durante o encontro, Álvaro Porto reiterou o apoio da Alepe ao Ministério da Defesa e ao Exército Brasileiro no processo de implantação da escola. Ele também ressaltou a expectativa de Pernambuco com relação ao início das obras, que deverão contar com investimentos na ordem de R$ 2 bilhões.
“A escola vai gerar cerca de 30 mil empregos diretos e indiretos, no período da construção, trazendo impactos socioeconômicos para a região. Depois de pronta, se constituirá num polo educacional de referência para o país, atendendo a cerca de 2.200 alunos, em 16 especialidades. Uma iniciativa deste porte engrandece e mobiliza Pernambuco”, afirmou Porto.
A nova estrutura vai unificar na Região Metropolitana do Recife a formação de sargentos de carreira do Exército, atualmente realizada em 16 unidades distribuídas pelo país. O complexo incluirá campus escolar, campo de tiro, batalhão de comando e serviços, duas vilas militares e uma vila olímpica. Estão previstos 24 edifícios, com um total de 576 apartamentos.
O local também abrigará cursos em áreas como infantaria, cavalaria, artilharia, engenharia, comunicações e logística. A unidade terá capacidade para até 6 mil pessoas entre alunos e profissionais. O terreno destinado ao projeto possui 7.549 hectares, sendo 90 hectares destinados à implantação da escola.