Alepe inicia preparativos para celebrações dos 200 anos da Polícia Militar de Pernambuco

Alepe inicia preparativos para celebrações dos 200 anos da Polícia Militar de Pernambuco

Comissão Especial presidida por Antônio Moraes se reúne e planeja eventos comemorativos, além de parceria para publicação de livro sobre a trajetória da PMPE

Fotos: Leôncio Francisco/Divulgação

O deputado Antônio Moraes comandou, na manhã desta segunda-feira (14), a primeira reunião de trabalho da Comissão Especial de Comemoração do Bicentenário da Polícia Militar de Pernambuco, que ocorre este ano. O grupo foi constituído a partir de uma proposta de Moraes, aprovada pela Assembleia Legislativa, e reúne também representantes da própria PMPE, outros parlamentares e servidores da Casa. O objetivo da reunião foi a definição de uma pauta de eventos a serem realizados ao longo dos próximos meses, culminando no lançamento de um livro comemorativo, enriquecido com fotos e textos que narrarão a trajetória da PMPE desde sua fundação, em 1825 – por meio de um decreto assinado pelo então imperador Dom Pedro I – até os dias atuais.
“A Polícia Militar está completando dois séculos. É uma data muito significativa, e a Assembleia Legislativa, como órgão de representação popular, não poderia ficar de fora das homenagens. É um marco histórico que precisa ser comemorado. Por isso, sugeri aos parlamentares a criação desta comissão especial, aprovada por unanimidade”, ressaltou Antônio Moraes, satisfeito com os primeiros resultados. Vice-líder do Governo na Assembleia, o deputado declarou total apoio à proposta de parceria com a PMPE e a Universidade de Pernambuco para a publicação do livro e a realização de solenidades no Legislativo.
Além de Antônio Moraes, participaram da reunião o chefe do Estado-Maior da PMPE, coronel Marcelo Ianino; o superintendente geral da Assembleia, Adelmar Silva dos Santos; e o coronel Franklin Bezerra Santos, chefe do Cerimonial do Legislativo. “Estou certo de que teremos uma parceria muito positiva, que é bem vista pelo comando da Polícia Militar. Queremos promover uma série de eventos ao longo deste ano, como solenidades militares, exposições para o público, corrida de rua e outras atividades, além, é claro, de uma reunião solene para o lançamento do livro, realizado juntamente com a Assembleia Legislativa”, afirmou o coronel Marcelo Ianino. Ele acrescentou que, desde o ano passado, algumas comemorações dos 200 anos da corporação já vêm sendo realizadas, aproveitando que, em 2024, o histórico Quartel do Derby completou um século de funcionamento.
O chefe do Estado-Maior da PMPE acrescentou que já existe um grupo multidisciplinar de historiadores da própria corporação, além de pesquisadores do Museu da Polícia Militar e de uma parceria que está sendo formada com a Universidade de Pernambuco, por meio da editora da UPE. “A ideia é publicarmos um livro rico em imagens e textos, que tragam à memória do leitor toda a trajetória da PMPE desde 1825 até os dias atuais, oferecendo uma leitura emocionante e vibrante”, completou Marcelo Ianino.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem