O Grupo Olho D'Água inaugura uma nova fábrica de açúcar no próximo dia 22 na Usina Giasa, situada no município paraibano de Pedra de Fogo, localizado a 40km de João Pessoa e a 100 km do Recife. As instalações têm equipamentos modernos e o investimento foi de cerca de R$ 150 milhões. A nova unidade vai gerar 203 empregos diretos.
A fábrica já está operando. A Giasa foi a primeira destilaria autônoma do Brasil. Até setembro último, a usina paraibana só fabricava etanol. Desde a última semana de setembro, a planta começou a produzir açúcar para exportação e vai destinar uma parte da sua produção ao mercado interno.
Além da Giasa, o grupo tem mais duas usinas: a Central Olho D'Água, em Camutanga (PE), e a Comvap, no município de União, no Piauí. O que levou o grupo a investir em mais uma fábrica de açúcar foi a instabilidade no preço do etanol. "O preço do álcool não estava pagando a cana-de-açúcar", comenta o presidente do Grupo Olho D'Água, Gilberto Tavares de Melo.
A Giasa foi comprada pelo Grupo Olho D'Água em 2019, quando, na época, a empresa estava sob o controle do grupo francês Louis Dreyfus. Antes de ser adquirida pelos franceses, a usina pertenceu à família Tavares de Melo.
Grupo Olho D'Água é um grande empregador
Durante a safra da cana-de-açúcar, o Grupo Olho D'Água emprega 1.750 pessoas na Giasa; cerca de 3.800 na usina Olho D'Água e 3.800 na Comvap.
Na última safra (23/24), a Usina Central Olho D'Água registrou uma safra recorde, processando 2.094.575 toneladas de cana-de-açúcar. A Comvap iniciou a atual safra (24/25) com a expectativa de processar 1,5 milhão de toneladas na atual moagem.
A Usina Central Olho D’Água completou 100 anos de atuação em 2020. Ela surgiu de um engenho, de nome homônimo, comprada pelo avô de Gilberto, Artur Tavares de Melo, e mais dois sócios.
Postar um comentário