A primeira rodada de pesquisas para a Prefeitura de Olinda, na Região Metropolitana do Recife (RMR), realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE) em parceria com a Folha de Pernambuco, divulgada nesta terça-feira (10), mostra um cenário indefinido.
Na pesquisa estimulada – em que são apresentadas as opções de candidatos
ao entrevistado –, a candidata Mirella Almeida (PSD) lidera com 23%.
A disputa pelo segundo lugar aponta um empate técnico: Izabel Urquiza (PL), com 15%; Vinicius Castello (PT), com 14%; e Antônio Campos (PRTB), com 12%. Márcio Botelho (PP) fica com 3%, enquanto Clécio Basílio (PCO) detém 2% das intenções de voto.
O percentual de entrevistados que disse que não votaria em nenhum dos candidatos, votaria em branco ou anularia o voto é de 17%.
Já os que não sabem ou não responderam totalizam 14%. A margem de erro máximo estimada para o total da amostra é de 4,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com a utilização de um intervalo de confiança de 95,45%.
Estratificação
Na estratificação da pesquisa estimulada, a maioria dos eleitores de
Mirella é do sexo masculino (27%), com idade de 25 anos a 44 anos (27%),
dos que estão no ensino superior (30%) e dos que ganham de dois a cinco
salários mínimos (26%).
Izabel, também tem maior parte de seus eleitores formado por homens (17%), por pessoas de 45 anos a 59 anos (19%), de quem está no ensino médio (16%) e dos que recebem de mais de cinco mínimos (16%).
A maior parte dos eleitores de Vinicius é composta por homens (15%), por pessoas de 25 anos a 44 anos (15%), com nível superior (24%) e que ganham mais de cinco salários mínimos (22%).
Quanto ao gênero, Antônio Campos tem um público equilibrado, com 12% de homens e o mesmo percentual de mulheres. Quando à idade, Campos tem maioria entre os que possuem 60 anos ou mais (16%); com formação até o fundamental (16%); e os que ganham mais de cinco salários (18%).
Na pesquisa espontânea, em que não são apresentados os nomes dos candidatos aos entrevistados, Mirella fica com 18%; Vinicius Castello, com 11%; e Izabel Urquiza, com 6%. Já Antônio Campos e Márcio Botelho têm 2% cada. Nesta parte da pesquisa, Basílio não foi mencionado.
O percentual de nenhum /branco/nulo é de 9%. Já o dos que não sabem ou não responderam chega a 53%.
Interesse
Quanto ao grau de interesse dos eleitores na eleição que se avizinha,
23% dos entrevistados dizem ter “muito interesse” no pleito, e os que
afirmam possuir “algum interesse” somam 22%, totalizando 45% os dois
grupos. Já 26% relevam “pouco interesse” pela sucessão municipal, e 28%
“não têm interesse” no pleito.
O total dos que não sabem ou não responderam não chegou a atingir 0,5%.
À pergunta “quem vai ganhar a eleição para prefeito”, realizada de forma
estimulada, 26% dos entrevistados responderam Mirella. Já 14% citaram
Castello.
Outros 13% mencionaram Izabel e 8%, Campos. Botelho teve 3%; e Basílio, 1%. O percentual dos que não sabem ou não responderam soma 35%.
A pesquisa, realizada de 5 a 7 deste mês, contou com uma amostra de 500 entrevistados, representativa do eleitorado de Olinda, e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo PE- 02146/2024.
Postar um comentário