Outubro Rosa: Ação social atende 100 mulheres na Igreja do Pina

Outubro Rosa: Ação social atende 100 mulheres na Igreja do Pina

 Uma ação social organizada pelo movimento Oncologia Com Propósito vai atender, nesta quarta-feira, cerca de 100 moradoras da comunidade no Pina, dentro da campanha do Outubro Rosa.  As mulheres, além de serem atendidas por uma equipe de médicos oncologistas voluntários, vão receber vouchers para realizar mamografias gratuitas. A ação acontece das 7h às 16h, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário. O Centro Diagnóstico Lucilo Ávila é um dos parceiros da iniciativa.
"O Outubro Rosa é o mês da conscientização, do combate e do diagnóstico precoce contra o câncer de mama, doença que tem cura e prevenção. Vamos procurar levar exames de exames de qualidade para uma população que tem baixíssima renda e pouco acesso ao serviço de saúde, dessa forma vamos agilizar o diagnóstico”, explica o oncologista Eriberto de Queiroz Júnior, que é um dos organizadores da ação e também membro da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) no Nordeste.  
As mulheres atendidas foram selecionadas através dos funcionários e voluntários da paróquia. Médicos oncologistas examinarão as pacientes e, em seguida, as encaminharão para uma das unidades do Centro Lucilo Ávila para fazer os exames de imagem, através de vouchers oferecidos gratuitamente.
“Campanhas como o Outubro Rosa são fundamentais porque ampliam o alcance das informações, fortalecem a importância do rastreamento - que são os exames de rotina e precisam ser feitos antes mesmo de a mulher ter qualquer sintoma - buscando o diagnóstico da doença ainda no estágio inicial e, portanto, tratável, curável”, reforça a radiologista Mirela Ávila, Diretora Médica do Centro Diagnóstico Lucilo Ávila.
 
NÚMEROS
 
O câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer na população feminina em quase todas as regiões do Brasil, segundo dados atualizados do Instituto Nacional do Câncer. A exceção é a região Norte, com prevalência do câncer do colo do útero. Ainda segundo o Inca, a taxa de mortalidade por câncer de mama, referente à população mundial, foi 11,84 óbitos/100 mil mulheres, em 2020. No Brasil, as maiores taxas estão nas regiões Sudeste e Sul, com 12,64 e 12,79 óbitos/100 mil mulheres, respectivamente (INCA, 2022). Pernambuco tem uma taxa estimada de 12,35 óbitos para cada 100 mil mulheres.
Na mortalidade proporcional por câncer em mulheres, no período 2016-2020, os óbitos por câncer de mama ocupam o primeiro lugar no país, representando 16,3% do total. Em 2022, estima-se que ocorrerão 66.280 novos casos da doença. Em dados percentuais, a mortalidade proporcional por câncer de mama é de 17,2% no Sudeste, 16,8% no Centro-Oeste, 15,6% no Nordeste e 15,5% no Sul. Lembrando ainda que a doença também acomete homens, mas com baixa incidência - eles representam cerca de 1% do total de casos.
DERRUBANDO MITOS
É importante enfatizar que apenas 15% das pacientes com diagnóstico de câncer de mama têm histórico familiar; 85% dos casos não têm qualquer relação com hereditariedade. “O tecido mamário, em si, é um tecido de risco”, alerta a radiologista Mirela Ávila. “Muitas pessoas, por medo ou desinformação, evitam o assunto e acabam atrasando o diagnóstico”, avalia. Ela reitera que quanto mais cedo a descoberta, mais chances para o êxito do tratamento: “A gente passa a ter uma possibilidade imensa de não apenas curar, mas também de não precisar de tratamentos mais agressivos", acrescenta.
Quando a descoberta se dá em estágios iniciais, a cura do câncer de mama chega a 95%. Mamografias, para as mulheres com mais de 40 anos, e ultrassonografia, em pacientes mais jovens, devem ser utilizadas na busca por um diagnóstico precoce.  E, mesmo em diagnósticos positivos, dependendo do caso, a quimioterapia pode até nem ser necessária, resultando num tratamento mais brando, com a preservação da mama, e uma qualidade de vida muito melhor. “É sobre perspectivas reais de vida que lidamos quando nos deparamos com diagnósticos precoces,” define a radiologista Mirela Ávila.
 
SERVIÇO
 
Ação Social no Pina
Onde: Paróquia Nossa Senhora do Rosário – Avenida Herculano Bandeira, 471, Pina
Horário: das 8h às 16h

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem