O anúncio foi feito pelo fundador da Comunidade Obra de Maria, Gilberto Barbosa, durante o lançamento da pedra fundamental para construção do novo monumento religioso
A missa, que durou cerca de uma hora e meia, foi presidida pelo até então arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, nascido no distrito e que reuniu dezenas de fiéis. Juntamente com ele, estavam no púlpito o Vigário Geral da Arquidiocese de Olinda e Recife, Padre Luciano; o Vigário de região Monsenhor Josivaldo; padre José, que esteve à frente da administração do santuário até março deste ano; e padre Gleydson, que assumiu o posto desde então.Também estiveram presentes nomes importantes dessa conquista como Gilberto Barbosa, fundador da comunidade Obra de Maria, um dos principais idealizadores para a construção do monumento sagrado no distrito de Juçaral. “No próximo ano, a festa de Nossa Senhora Aparecida, aqui em Juçaral, já contará com a imagem da santa erguida na Pedra do Arroz”, revelou. O prefeito da cidade Keko do Armazém também esteve presente e destacou os benefícios que esse investimento trará para a cidade. "O distrito de Juçaral já é bastante reconhecido por conta da Igreja de São José e do Santuário de Nossa Senhora Aparecida. Agora, com essa imagem, o turismo religioso terá ainda mais destaque", apontou.
Esse ponto foi a aposta abordada pelo arquiteto responsável pelo projeto, Leonardo Moreira, que destacou a importância disso para a cidade. "Acredito que o número de fiéis que virão de vários lugares para conferir esse trabalho será maior. O turismo religioso é muito importante para locais como o distrito de Juçaral, que já conta com uma história de fé. A chegada desse monumento só irá aumentar esse aspecto", revelou.
Entre os fiéis que estiveram presentes, dona Severina Maria Vilanova, de 92 anos, destacou a felicidade em ter uma imagem tão importante da padroeira do Brasil no distrito onde nasceu. "Desde pequena eu frequento a missa. Já conversei várias vezes com Dom Fernando Saburido. A mãe dele, inclusive, foi minha catequista quando eu era mais nova. Até hoje, e enquanto a saúde me permitir, continuarei frequentando a missa. Não consigo mais ir com tanta frequência, por conta das limitações, mas sempre que posso, eu vou", revelou.
Após a celebração da missa, Dom Fernando Saburido guiou uma pequena procissão até a pedra fundamental, onde está localizada a placa de lançamento da construção da obra e abençoou os fiéis e os locais, destacando a importância do projeto e agradecendo à todos os envolvidos para que essa edificação pudesse acontecer.
O PROJETO
O artista plástico escolhido para fazer a imagem de 45 metros de Nossa Senhora Aparecida é o cearense Pedro Pereira de Souza, de 55 anos. Autodidata, ele se especializou em artes sacras, e, com apenas 14 anos de trabalho, já foi reconhecido nacionalmente a partir de trabalhos produzidos em São Paulo e no Paraná.
A estátua foi projetada e está sendo executada pela empresa Fabra Ícone - Arte Sacra, com sede no Ceará. O arquiteto responsável pelo projeto é Leonardo Moreira Lima, que também faz parte da empresa responsável por levantar o monumento.
A estrutura ficará na Pedra do Arroz, ponto turístico do Cabo de Santo Agostinho e pico mais alto da Região Metropolitana do Recife. Com o intuito de preservar o espaço, a obra arquitetônica que está sendo desenvolvida irá se harmonizar com a paisagem. Está prevista a utilização de pavimento vazado, para que dessa forma os visitantes tenham uma visão contínua de todo o entorno, sem interferência na paisagem natural.
A história da Imagem de Nossa Senhora Aparecida também foi levada em consideração, com a adoção da simbologia da "Barca" e o "Peixe". Estão sendo utilizados elementos como a água e formas geométricas sagradas geradas pelo encontro do centro do perímetro de dois círculos perfeitos.
INAUGURAÇÃO
A Capela de Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi elevada a Santuário no dia dedicado à Padroeira do Brasil, 12 de outubro, de 2019. A cerimônia foi presidida por dom Fernando Saburido. Construído em abril de 2017, o Santuário faz parte da Paróquia de São José e abriga desde a sua inauguração a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, que percorreu todas as paróquias da Arquidiocese, entre 2016 e 2017, por ocasião do Ano Mariano Nacional.
O Santuário de Juçaral foi idealizado pela Arquidiocese de Olinda e Recife e pela Obra de Maria. A Comunidade Católica está gerindo a Igreja de São José há nove anos e também faz a administração do Santuário. A previsão é que o novo monumento sagrado seja concluído até o ano que vem para ser inaugurado ainda em 2024.
O distrito de Juçaral tem cerca de 8 mil habitantes e está localizado a cerca de 70 km da capital pernambucana. Seu principal acesso é pela BR 232 e PE 037.